07/08/2007

“OS LIVROS RESISTIRÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS”


Achei muito oportuna esta reportagem da Revista Nova Escola, por isso resolvi compartilhar algumas observações.

Segundo Roger Chartier, historiador, professor e pesquisador francês, “estamos vivenciando uma revolução digital, o que influencia nosso hábito de ler”.
Diante desta afirmação, eis aqui algumas informações, observadas por mim, em uma reportagem da Revista Nova Escola, seção “Fala, Mestre!” de agosto de 2007, que podem nos suscintar reflexões:
“A internet pode ser uma poderosa aliada à cultura escrita”.
“Na tela do computador há texto – e também imagens e jogos, portanto, a leitura se dá de forma fragmentada, enquanto que no livro impresso temos uma percepção de totalidade, coerência e identidade”.
“É muito difícil manter contato profundo com um romance de Machado de Assis no computador”.
“O professor deve ensinar que o romance é uma obra que se lê de forma reflexiva, o que é muito diferente de pular de uma informação para outra, quando lemos um site” .
“O uso do computador na educação, quando acompanhado de métodos pedagógicos, melhora o aprendizado, acelera a alfabetização e permite o domínio das regras da língua, como a ortografia e a sintaxe”.
"Uma publicação impressa de uma editora respeitada tem mais chance de estar correta do que uma que saiu numa revista ou site. É claro que há erros nos livros e ótimos artigos em revistas e sites. Mas, há um sistema de referências que hierarquiza as possibilidades de acerto no mundo impresso que não existe no mundo digital".

27 comentários:

  1. Olá querida, é um prazer estar visitando o teu blog que por sinal está cada vez mais interessante. Considero muito importante suas colocações acerca da matéria da revista e, é interessante ressaltar que além de muitas das vezes se tratar de textos fragmentados, a leitura proporcionada através do computador é muito cansativa aos olhos e limitada à postura.
    Um grande abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea, obrigada pela visita a meu blog e pelo simpático comentário na postagem sobre bloqueios. É muito bom conhecer pessoas que sabem dos problemas dos bloqueios e as limitações que provocam na disseminação do conhecimento. Vamos devagar, tentando "furá-los".
    Muito oportuno seu destaque sobre os livros e as tecnologias digitais.
    Andrea Toledo

    ResponderExcluir
  3. Olá . Visitei e gostei muito do blog . Mais ainda nao tiro minha duvida se os livros resistirao ou nao as tecnologias digitais ?

    ResponderExcluir
  4. óla.achei muito legal seu blog,afinal tinha um trabalho escolar a fazer,e seu blog me ajudou muito com esse recente texto publicado(os livros resistirão as tecnologias digitais)muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. óla,me desculpe a palavra usada (recente)afinal esse texto foi publicado no dia 7 de agosto de 2007,foi um erro meu.mas mesmo assim me ajudou bastante agradeço mais um vez,obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Resposta para htinha: sim, os livros resistirão às tecnologias! O computador é apenas um meio, uma ferramenta que facilita o acesso ao uso dos livros.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Sara!
    Fico feliz em poder lhe ajudar.
    Agradeço também a sua visita ao meu blog, os comentários são muito importantes, com eles somos incentivados a publicar mais.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea, seu blog está bem dinãmico e interativo. Acreditar no computador como meio de ferramenta para o ensino-aprendizagem é refletir sobre essa nova práxis.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu estou fazendo uma pesquisa escolar com o tema os livros resistirão a tecnologia e gostei muito.E a entrevista que li era exatamente a de Roger chartier.

    ResponderExcluir
  10. oi eu estou fazendo pequisas para a escola e o tema é os livros resistirão as tecnologias .
    Eu acho isso muito legal e intessante tenho 13 anos e adoro literatura .
    bjss adorei o seu blog parabéns e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  11. diz Fââbyanaýý:
    Adorei o blog mais eu acho que poderia melhorar(!)Tbm estou fazendo um trabalho sobre esse assunto mais o blog me ajudou bastante :)
    Bjuuus estãooo otimooos :)

    ResponderExcluir
  12. eu tambem mais e verdade que os livros resitirao as novas tecnologias?

    ResponderExcluir
  13. ola... eu gostei muito desse blog me ajudo e muito em um trabalho de escola...
    obrigado...

    ResponderExcluir
  14. Achei muito bom esse resumo que fez! Vai me ajudar muito no meu trabalho de Português!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi, queriida muito obrigada, me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  16. É,gostei de visitar seu blog espero que todos que visitem goste como eu gostei
    beijos

    ResponderExcluir
  17. e costei do seu texto e quase iqual a da minha apostila a diferença e que vc comentou e na apostila e uma entrevista feita pela nova escola a apostila e da oitava

    ResponderExcluir
  18. Sim Gabriel, acredito que os livros resistirão às tecnologias, além de termos uma leitura mais prazerosa, os livros são uma forma concreta para registrar os pensamentos e reflexões da humanidade.
    Eles ficam!

    ResponderExcluir
  19. gostei muito do texto,
    concerteza vou tirar nota dez no trabalho de portugues!!!!
    BEIJU'X

    ResponderExcluir
  20. Que bom ter contribuído de alguma forma com a sua aprendizagem Thaima
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. gostei muitoh do texto e valeu pela ajudah na materia de portugues beijos

    ResponderExcluir
  22. seu texto me deixou novas ideias e me ajudo bastante no trabalho escolar

    ResponderExcluir
  23. mt mt mt obrigado mesmo ajudou mt

    ResponderExcluir
  24. andreia eu não te conheço mas eu amei o q escreveu e obrigada também porque você respondeu am minha pergunta e eu li o q escreveu pude entender e realizar meu trabalho de língua portuguesa ...
    meu nome é Vithoria eu tenho 13 anos e estou na oitava série

    ResponderExcluir
  25. Muito Obrigado Andreia me ajudou muito muito muito. agora ja tenho a resposta do trabalho de Portugues :) Thank You ^^

    ResponderExcluir
  26. como éaprimeira vez que eu li este texto puder perceber muita coisa , que pode me ajudar na escola muito obrigado nao deixe de plubicar beijos de uma aluna do encino medio 9 ano oitava serie 8* da escvola do MARIA SOARES.♥♥☺

    ResponderExcluir
  27. ee legal a andreia falar uma coisa que tem sentido com o dia a dia de varios adolescentes e é coerente

    ResponderExcluir

Faça um comentário! O feedback é muito importante para a reflexão sobre os trabalhos.